Livros > Resenhas

Fotografia: Tim Walker, Juan Estevez | para olhares apurados

Alguns livros já nasceram para ser presenteados. Ou dados a alguém ou a nós mesmos. Obras que se propõem a "ficar na lembrança". Pensando nos leitores de olhar apurado, que prestigiam uma bela foto, distinguem a qualidade da impressão, a textura do papel e outros requintes de uma boa edição, comecei a fazer uma lista de sugestões que podem "encantar" alguns, como me encantaram. E vamos aos bons livros de fotografia!

 

cotidiano

Rio de Janeiro: o cotidiano carioca no início de século XX

Editora Aacohen

Para os amantes da cidade, antes dela passar a ser destino do mundo, com os próximos acontecimentos, podemos conhecer um pouco mais sobre sua história através da pesquisa de dos escritores Alberto Cohen e Samuel Gorberg que resolveram pesquisar e contar o cotidiano carioca do início do século XX.

São personagens anônimos e famosos circulando nas ruas recém inauguradas do Centro da cidade. Somos levados a um tempo do qual não temos lembranças próprias, mas certamente, temos a memória afetiva. A ideia é apresentar uma história que muitos desconhecem e revelar esse passado repleto de curiosidades e que deu no que deu: Rio de Janeiro - Cidade Maravilhosa para sempre.



Um livro para os apaixonados pelo Rio e por histórias.

capa Tim-Walker-Story-Teller

Tim Walker: Story Teller
Editora Thames Hudson


A brincadeira será inevitável, mas não confundam Tim Walker, o fotógrafo de moda, com Jonhny Walker, conhecida marca de uísque. Agora vamos falar sério.

Descobri Tim Walker entre algumas boas opções de livros de fotografia. Agradável descoberta. Fotógrafo de moda, seu trabalho apresenta características fortes como a extravagância e originalidade, realçados por seu humor. Seus trabalhos circulam nas páginas mais importantes de revistas como Vanity Fair, Vogue francesa, italiana e americana, e The New Yorker.

Sobre o livro: "Tim Walker: Story Teller" apresenta muitas de suas imagens deslumbrantes, sonhos transformados em fotografias, vindos de seus sete anos de trabalho. Alguns nomes da moda e da cultura desfilam por aqui: Alber Elbaz, Alexander McQueen, Stella Tennant, Kate Bush todos em situações inusitadas como se tivessem contando uma história.

Os recursos ao variados e ele não se intimida em utilizar em colocar sua imaginação em cada foto, utilizando adereços extraordinários como bonecos gigantes, grotescos, ou uma réplica de um avião spitfire. Seu trabalho é assim: uma sessão de fotos que vira um filme e apresenta um trabalho singular e criativo.

[nggallery id=3]

Sugestão: presente para quem sabe sobre tudo de moda, gosta de fotografia e circula num mundo onde tudo pode ser possível.

capa presenca-presence-juan-esteves

Presence / Presença – Juan Estevez
Editora Terceiro Nome


Juan Esteves é um fotógrafo independente, profissional e talentoso. Tornou-se referência na fotografia nacional pelos seus retratos de artistas, intelectuais e escritores.

As fotos deste livro mostram a "presença" que impregna o gesto, o olhar, expressões interiores e, como diz o autor:

Um trabalho denso, carregado, com olhares fortes, significativos, cheio de dúvidas e ansiedade, vivos, olhares de quem viveu uma vida complexa, produtiva e intensa.


O título “Presence / Presença” foi sugerido por Franz Krajcberg, pois reflete o conceito do trabalho desse grande fotógrafo: mostrar retratos de 138 artistas plásticos brasileiros de várias gerações, em seus ambientes de trabalho, como em suas casas, ateliês ou mesmo galerias.

Em seu currículo, Juan esteve em inúmeros jornais como a Folha de São Paulo, Jornal do Brasil, O Globo, revistas nacionais e internacionais como a Vogue, Stern e Time Newsweek. Colaborou para agências nacionais e internacionais, e já mostrou seu trabalho em 24 exposições individuais e 84 mostras coletivas. Do modernismo à Geração 80, assim como artistas recentes, todos aparecem como um registro da nossa memória histórica e pegando carona na frase basilar de Fernando Stickel:

As imagens de Juan Esteves são um poderoso fio terra entre as memórias e a história, prescindindo de "esforços" de memória na presença da história”. Confira.

[nggallery id=6]

Uma bela obra para ter, olhar, rever. E... refletir.


Data: 08 agosto 2016 (Atualizado: 08 de agosto de 2016) | Tags: Fotografia


< Backstage Frank Lloyd Wright >
Fotografia: Tim Walker, Juan Estevez | para olhares apurados
autor: Tim Walker, Juan Estevez, Outros
editora: Várias

compartilhe

     

você também pode gostar

Resenhas

The Beatles on the Road: 1964 - 1966

Resenhas

Eyemazing: the New Collectible Art Photography'

Resenhas

New York - Retrato de uma cidade