Philip Roth, um escritor de grandes obras
24 maio 2018

Philip Roth faleceu dia 23 de maio, ontem. Quando soube da notícia pelo celular, ainda nem havia tomado café, mas ja estava lendo aquelas informações banais que nos assolam diariamente, e, confesso, fiquei abalado. O motivo é simples: perdi um escritor que simplesmente considerava fabuloso. E como ocorre com tudo o que gostamos, esquecemos que os "fins" são cortesias desse mundo e que tudo, até os escritores que apreciamos, um dia também irão embora, escrever em outras dimensões.

Quando se descobre um autor é um presente bom que ganhamos do acaso ou de nossas buscas pessoais.

Melhor ainda se esse mesmo escritor nos supreende positivamente a cada lançamento. E tudo se torna ainda mais perfeito quando a tradução é incriticável! Então, estamos diante de um final feliz e seguro. Um campo conhecido e fácil de seguir.

Philip Roth nunca me decepcionou. Como leitor que sou ou na figura de livreiro, aquele que sugere e se sente responsável pelo prazer daquele que lhe pediu uma sugestão, ele sempre foi uma indicação segura, firme. Daquelas, sem erro.

Aqui no site, ainda quando tudo isso aqui era um blog pra lá de pessoal, ele já constava entre os meus autores mais lidos e indicados.

Uma produção literária consistente, sem receio de abordar temas ásperos e difíceis , sem subterfúgios para analisar e discorrer sobre espinhosas verdades. Suas tramas se tornam tão próximas que realidade e ficção são checadas a todo instantes.

"A marca humana", um romance para ler e reler está entre os meus preferidos. "Pastoral Americana"  outro imperdível. "Patrimônio" onde ele aborda a sua relação com o pai. E o que dizer de "Casei com um comunista"?

Então, fui pra estante da sala - onde estavam todos lá - e tirei um por um. Foi uma forma de me despedir desse autor que me presentou com tantas boas histórias. Depois de conferir e me lembrar de todos os títulos e suas tramas, coloquei-os de novo na estante e pensei que todo fim é começo. E deveria ter muita gente por aí que não o conhece ainda. 

Relacionei os posts feitos ao logo dessa "longa amizade" com Philip e reuni nesta postagem todos os livros resenhados ou com videos que gravei falando sobre seus romances. É só você correr lá pra baixo, depois do texto, têm uns boxes coloridos com os livros sugeriros por mim.

Se você ainda não o conhece, não perca tempo. Com você, com todos nós, para sempre: Philip Roth.

 

 






compartilhe