Livros > Resenhas

A falta que você me faz

Pode parecer um lugar comum o que direi aqui neste blog: - mas desde que perdi minha mãe, em dezembro de 2000, não há um dia em que eu meu pensamento não se reporte a ela. Este romance me fez rever essa emoção. E feita essa revelação pessoal, vamos ao livro.

O romance "A falta que você me faz" é um romance pessoal da escritora Joyce Carol Oates dedicado a sua mãe, que morreu, em 2003, de morte natural. Nesta homenagem à própria mãe, Oates foi a um passo além de si mesma em sua perda e nos deu um romance magnificamente trabalhado. Espero que este livro tenha sido uma catarse para a autora e tenha ajudado a conviver com essa perda. Mas, mesmo numa catarse como essa - a perda e a saudade permanecem durante toda a vida.

Nikki interpreta Joyce Carol Oates com emoções vivas e com desapegos emocionais, durante os eventos que ocorrem em flashbacks e flash-forwards. Nikki encontra sua mãe, Gwen Eaton, assassinada. O romance começa numa montanha russa emocional. Pequenas coisas sobre sua mãe a irritavam, mas outras lembranças começaram a surgir e ela começou a apreciá-la após a morte na medida em que organizava a sua perda e dor. Ela teve de lidar não só com as etapas do funeral e herança, mas administrar o elevado impacto mediático que um assassinato inevitavelmente assume. As armadilhas de detetives da polícia, processos judiciais, artigos de jornal, tudo ameaçava varrer o processo privado da construção de uma nova vida sem sua mãe.

"A Falta que você me faz" é uma metáfora do relacionamento entre mães e filhas, e para os sentimentos de amor, perda, lamentação e tristeza, resultantes dessa relação. A última vez que se vê alguém e não se sabe que será a última. Ao longo de seu luto, ela enfrenta seus verdadeiros sentimentos sobre sua mãe e sua irmã, e o que significa ser uma filha. Nikki começa a entender a si mesma e a descobrir o que deseja da vida. Nesse livro, sentimos a perda, sua negação, sua dor - e também ficamos com a incômoda certeza de que algumas ausências serão sempre sentidas.


Data: 08 agosto 2016 (Atualizado: 08 de agosto de 2016) | Tags: Drama


< O Teatro de Sabbath O último ato de Esme Lennox >
A falta que você me faz
autor: Joyce Carol Oates
editora: Nova Fronteira
tradutor: Vera Ribeiro
gênero: Drama;

compartilhe

     

você também pode gostar

Resenhas

Depois que você foi embora

Resenhas

Na praia

Vídeos

Na praia