Bons Livrinhos > Resenhas

Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo

“Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo” ou “The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore", curta-metragem de animação vencedor do Oscar 2012, foi escrito e ilustrado por William Joyce e depois transformado em livro.

 

É a prova viva de que boas histórias podem ser adaptadas para diferentes formados, indo do digital para o cinema, e serem adaptadas para o formato impresso. E foi assim que essa bela história, consagrada com um Oscar de melhor curta de animação, se transformou num livro para crianças – e adultos.

 

O livro, assim como na versão de curta, é lindo. A capa dura, o acabamento impecável e ótimo formato já nos conduz ao prazer visual, tão necessário e imprescindível quando falamos sobre livros infantis e ainda mais sendo uma adaptação consagrada nas telas de cinema. E a história?

 

A história é mágica. Modesto Máximo, um rapaz que gostava de livros e boas histórias, é levado, depois de uma tempestade, para uma biblioteca onde os livros têm vida. Recebe o legado deixado por uma moça que passa por ele voando, sendo levada por um cordão de livros voadores, como se fossem balões de gás. Um livro cai em suas mãos e o leva até a tal biblioteca “encantada”. Lá, Modesto começa a viver entre os livros, ele passa a cuidar deles, e eles, de seu novo amigo. O tempo passa, Modesto compartilha seus livros com outras pessoas e a idade começa a chegar. Durante todos esses anos, Modesto também começara a escrever seu próprio livro – sua vida –, até que um dia ele escreveu a última página de seu livro. Havia chegado o momento de Modesto partir, seguir em frente. E Modesto partiu. Mas, como a vida sempre continua, algum tempo depois uma garotinha chega à biblioteca e o livro escrito por Modesto Máximo voa ao seu encontro, e assim a história recomeça. Uma nova história, numa nova vida.

 

O que podemos dizer sobre esse livro? Um tributo à leitura, ao valor dos livros, às histórias bem contadas e à imaginação. Ler esse livro para uma criança ou presenteá-lo para que ela leia sozinha é muito mais do que um presente, trata-se de iniciar alguém num mundo mágico, despertar a criatividade e um novo olhar sobre um objeto que, na verdade, transcende a seu significado e permite que novos universos possam ser criados a partir de uma leitura.

Fantástico!

 

 


Data: 25 setembro 2018 | Tags: Infantil


< A princesinha medrosa De flor em flor >
Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo
autor: William Joyce
editora: Rocco
tradutor: Elvira Vigna
ilustrador: William Joyce e Joe Bluhm

compartilhe

     

você também pode gostar

Resenhas

Casa das estrelas